quinta-feira, 14 de abril de 2022

Hoje na História do Mundo: 14 de Abril

LINCOLN BALEADO

    Em 1865, cinco dias depois do fim da Guerra da Secessão (1861-65), o ator John Wilkes Booth dá um tiro na cabeça do presidente Abraham Lincoln no Teatro Ford, em Washington, por volta das 22h, o chama de tirano e grita que "o Sul está vingado". Lincoln morre no dia seguinte às 7h22.

Booth apoia os Estados Confederados da América (Sul), mas fica no Norte durante a guerra civil. Planeja capturar o presidente e levá-lo para Richmond, na Virgínia, a capital da Confederação. Mas, em 20 de março de 1865, a data do sequestro, Lincoln não vai ao local onde Booth e outros seis conspiradores o aguardam.

Dois dias depois, Richmond cai ante as forças da União (Norte). Booth não aceita a derrota. Conspira para matar Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson e o secretário de Estado, William Seward. Ao matar o presidente e dois possíveis sucessores, queria provocar o caos no governo dos Estados Unidos.

Sabendo que Lincoln ia ao Teatro Ford ver Nosso Primo Americano, Booth prepara a ação. Na mesma noite, Lewis Powell invade a casa do secretário, ferindo-o gravemente. George Atzerodt, que atacaria o vice-presidente, entra em pânico e foge.

Booth foge. É cercado no celeiro de uma fazenda. Não se rende. O celeiro pega fogo. Ao tentar escapar, é baleado mortalmente pelo cabo Boston Corbett.

Nenhum comentário: