domingo, 25 de julho de 2021

Hoje na História do Mundo: 25 de Julho

   Em 1898, durante a Guerra Hispano-Americana, os Estados Unidos invadem Porto Rico, depois da Cuba a segunda colônia espanhola que restava na América. Com pouca resistência e apenas sete perdas, as forças sob o comando do general Nelson Miles tomam a ilha em meados de agosto.

Depois de um cessar-fogo com a Espanha, os EUA hasteiam a bandeira americana na ilha formalizando sua autoridade sobre 1 milhão de porto-riquenhos. No Tratado de Paris, assinado em dezembro daquele ano, Cuba sob torna independente sob a tutela dos EUA, que assumem o controle de Porto Rico, das Filipinas e da ilha de Guam.

A Guerra Hispano-Americana é um marco na história do imperialismo americano. Porto Rico é hoje um Estado associado aos EUA.

   Em 1917, a Justiça da França condena à morte a bailarina conhecida como Mata Hari, sob a acusação de ser uma espiã a serviço da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial

Margueretha Gertruida Zelle nasce na Holanda e se casa com um oficial holandês antes de se tornar uma bailarina em Paris, em 1903. Ela adota o nome artístico de Mata Hari alegando ter nascido num templo hindu e aprendido a dançar com uma sacerdotisa que lhe deu o nome, que significa "olho do alvorecer". 

Como dança quase nua, lota teatros em Paris, Berlim, Madri e Moscou - e se torna uma cortesã. Quando começa a Primeira Guerra Mundial, seus amantes incluem oficiais das inimigas França e Alemanha. Depois de receber informações da inteligência britânica que ela recebera muito dinheiro dos alemães, os franceses a prendem em fevereiro de 1917.

O julgamento da "maior espiã do século" tem distorções e provas circunstanciais. Gera suspeitas de ter sido uma manobra para encobrir as grandes perdas da França na frente ocidental. Ele é executada em 15 de outubro de 1917.

   Em 1943, o Grande Conselho Fascista depõe o ditador italiano Benito Mussolini, preso ao sair de um encontro com o rei Vitório Emanuel, que lhe disse que a guerra estava perdida.

O Duce volta ao poder depois de ser libertado por seus aliados da Alemanha nazista, em 13 de setembro de 1943. No fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45), é preso pela Resistência Italiana, fuzilado em 28 de abril de 1945 e pendurado de cabeça para baixo em exposição pública.
 
   Em 1978, nasce em Manchester, na Inglaterra, Louise Brown, o primeiro bebê de proveta, concebido através de fertilização artificial. Filha de Lesley e Peter Brown, Louise veio à luz pouco antes da meia noite no Hospital Geral de Oldham e Distrito por cesariana, com 2,613 quilos.

A mãe tem um bloqueio nos ovidutos ou tubas uterinas que impede a gravidez. Em novembro de 1977, um óvulo maduro retirado de um ovário de Lesley é fertilizado em laboratório pelo esperma do marido. Dias, o embrião é implantado no útero da mãe pela equipe do ginecologista Patrick Steptoe e do cientista Robert Edwards, que trabalham juntos há 10 anos.

O casal tem uma segunda filha, Natalie, também por fertilização artificial. Em 1999, Natalie torna-se o primeiro bebê de proveta a ser mãe e numa gravidez natural. Em dezembro de 2006, Louise tem um filho, Cameron, também concebido naturalmente.

Até hoje, centenas de milhares de bebês foram gerados por fertilização artificial.

    Em 1992, começa a Olimpíada de Barcelona, a primeira em que atletas puderam competir e a primeira desde 1972 com a participação de todos os países-membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Disputam os Jogos Olímpicos 169 países.

No ano seguinte ao fim da União Soviética, 12 ex-repúblicas soviéticas formaram um time conjunto. A Estônia, a Letônia e a Lituânia apresentaram suas próprias equipes. As ex-repúblicas iugoslavas da Bósnia-Herzegovina, da Croácia e da Eslovênia competiram sob suas próprias bandeiras. A África do Sul voltou aos jogos 32 anos depois de ser banida por causa do regime segregacionista do apartheid.

O grande destaque foi o Time dos Sonhos, a equipe de basquete dos Estados Unidos, que reuniu astros da NBA (National Basketball Association), entre eles Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e Charles Barkley. Eles ganharam a medalha de ouro com média de 44 pontos de vantagem sobre as outras equipes.

Nenhum comentário: