sábado, 14 de dezembro de 2019

Enviado dos EUA tenta salvar negociações com a Coreia do Norte

O enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, chega amanhã a Seul, a capital da Coreia do Sul, para uma visita de três dias que pode incluir um encontro com altos funcionários norte-coreanos na zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

Diante da estagnação das negociações sobre o programa nuclear, o regime comunista da Coreia do Norte ameaçou abandonar o diálogo se não houver avanços significativos até o fim do ano. Assim, é provável que uma sessão plenária do partido decida romper o diálogo.

Se o enviado especial conseguir se reunir com representantes norte-coreanos, poderá fazer uma proposta de última hora do presidente Donald Trump, inclusive um convite para novo encontro de cúpula com o ditador Kim Jong Un.

Desde o primeiro encontro dos dois, em 12 de junho do ano passado, em Cingapura, as negociações não avançaram. Os EUA exigem a elaboração de um cronograma de desarmamento para a Coreia do Norte entregar 60% a 70% de seu arsenal nuclear dentro de seis a nove meses, enquanto o regime stalinista de Pyongyang quer uma suspensão ao menos parcial das sanções econômicas.

Sem uma solução para este impasse, a Coreia do Norte pode retomar as provocações com testes de mísseis e armas atômicas.

Nenhum comentário: