sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Queda do Muro de Berlim há 30 anos trouxe esperança de paz

Amanhã faz 30 anos que o mundo mudou. Em 9 de novembro de 1989, era aberto o Muro de Berlim, símbolo da divisão do planeta durante a Guerra Fria entre Ocidente e Oriente, capitalismo e comunismo, liberdade e tirania. Mas a promessa de paz e prosperidade se desfez com o tempo.

Em junho de 1989, o regime comunista da China massacrou o movimento pela liberdade e democracia na Praça da Paz Celestial em Beijim, matando centenas, talvez milhares de pessoas. Mas uma onda de revoluções democráticas derrubou os regimes comunistas dos países da Europa Oriental dominados pela União Soviética.

Por ironia da história, a revolução liberal começou no seio do Partido Comunista da União Soviética, que em 11 de março de 1985 elegeu o reformista Mikhail Gorbachov como secretário-geral. Gorbachov estava convencido de que a estagnação econômica comprometida o futuro da pátria do comunista. 

Com sua abertura política, a glasnost, que significa transparência, e uma reforma econômica, a perestroika, que significa reestruturação, Gorbachov tentou modernizar o sistema. A burocracia comunista se mostrou irreformável. Mas os outros países do Bloco Soviético aproveitaram a liberalização do comunismo para se livrar do jugo de Moscou.Meu comentário:
 

Nenhum comentário: