quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Alemanha está sob pressão para vetar chineses do leilão da tecnologia 5G

Altos funcionários da Alemanha e o governo dos Estados Unidos estão pressionando o governo alemão a proibir a participação de empresas da China na concorrência pública para implantar as telecomunicações de quinta geração (5G), a ser realizada em 2019, noticiou ontem a agência Reuters.

A Alemanha pretende finalizar a preparação do leilão neste mês para realizar a concorrência no início de 2019, mas um adiamento ainda é possível. A pressão é para excluir companhias de telecomunicações ligadas ao regime comunista chinês, como Huawei e ZTE.

No passado, várias empresas da China colaboraram com companhias de telecomunicações alemãs, mas agora há suspeitas no Ocidente de ameaças à segurança nacional. O governo Donald Trump está pressionando os aliados dos Estados Unidos a não deixar empresas chinesas fornecerem equipamentos para implantação da tecnologia 5G.

A tecnologia 5G é a base da evolução da tecnologia de telecomunicação móvel. É considerada essencial para o desenvolvimento da Internet das coisas Vai permitir, por exemplo, que o refrigerador faça encomendas ao supermercado quando os alimentos estiverem chegando ao fim, que a panela prepare o arroz para estar pronto quando as pessoas chegarem em casa ou que o ar condicionado resfrie ou aqueça a casa antes da chegada dos moradores.

Ao controlar objetos à distância, será fundamental para a produção industrial com participação cada vez maior de robôs. Também vai permitir baixar filmes e vídeos em velocidades muito superiores às atuais e uma gama variada de outras atividades, como transmissões ao vivo de alta definição.

As denúncias recentes que a pirataria cibernética da China desviou o tráfego da Internet para servidores chineses, permitindo espionagem generalizadas de governos e empresas estrangeiras, tornaram a situação ainda mais crítica.

Nenhum comentário: