terça-feira, 30 de outubro de 2018

População de animais vertebrados caiu 60% desde 1970

A destruição da natureza está causando uma redução drástica nas populações de animais vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Desde 1970, a queda é de 60%, afirma o relatório Planeta Vivo, da organização não governamental Fundo Mundial para a Vida Silvestre (WWF).

Na estimativa anterior, em 2016, a perda era de 58%. Na América Latina e no Caribe, a situação é ainda mais dramática, de 89%.

"Este estudo confirma que o planeta através sua sexta extinção em massa", comentou Pascal Canfin, diretor-geral do WWF na França, citado pelo jornal Le Monde. "Jamais a vida selvagem declinou assim em ritmo tão rápido. Se esta tendência continuar nas próximas décadas, a sobrevivência de certas populações estará ameaçada."

Os tigres da Índia, os elefantes da África e os orangotangos de Bornéu, na Indonésia, são algumas grandes espécies ameaçadas.

"Estamos diante de uma grande aceleração da pressão do homem sobre os ecossistemas", adverte o relatório. O WWF apela para "fazer da biodiversidade uma prioridade internacional".

Nenhum comentário: