sexta-feira, 20 de abril de 2018

Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e de mísseis

Em mais uma surpresa, a Coreia do Norte anunciou a suspensão imediata dos testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais. A instalação onde foram realizadas as seis explosões atômicas do regime comunista de Pyongyang será desativada. A uma semana do encontro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae In, o ditador Kim Jong Un tenta comprovar suas boas intenções.

A decisão do Comitê Central do Partido do Trabalho, reunido hoje pela primeira vez em seis meses, entra em vigor neste sábado. A resolução louva "a grande vitória da linha de perseguir simultaneamente o desenvolvimento econômico e a construção de uma força nuclear".

O regime stalinista promete "desmantelar o local de testes nucleares situado no Norte do país para demonstrar de forma transparente a suspensão dos testes nucleares".

Agora, a República Popular Democrática da Coreia, nome oficial do país, que reivindica soberania sobre toda a Península Coreana, apoia a proibição de testes nucleares e se compromete a nunca usar armas atômicas, a não ser se for ameaçada ou seja alvo de provocações nucleares.

Isso indica que o regime norte-coreano pretende manter um arsenal nuclear como garantia de segurança. Não é o que quer o presidente Donald Trump, que ameaçou abandonar o encontro de cúpula com Kim, previsto para fim de maio ou início de junho, se a Coreia do Norte não aceitar uma desnuclearização total.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul consideraram positivo o anúncio, mas o Japão avaliou como "insuficiente", especialmente porque a Coreia do Norte não falou sobre os mísseis de médio alcance, que ameaçam o arquipélago japonês.

Nenhum comentário: