sábado, 9 de dezembro de 2017

Apoio a Trump cai entre a direita evangélica

A aprovação do presidente Donald Trump entre o eleitorado evangélico, uma das suas principais bases de apoio, caiu 17 pontos percentuais desde a posse, de 78% para 61%, indica uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew. Mais de 80% dos evangélicos votaram no candidato republicano na eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos.

O apoio a Trump também caiu entre os adultos de 50 anos ou mais, de 47% para 38%, e no eleitorado branco, de 49% para 41%.

A pesquisa ouviu 1.503 eleitores de todo o país de 29 de novembro a 4 de dezembro, sob o impacto da notícia de que o ex-assessor de Segurança Nacional general Michael Flynn fez um acordo e passou a colaborar com o procurador especial Robert Mueller, que investiga um possível conluio da campanha de Trump com a Rússia para manipular as eleições nos EUA.

Outra pesquisa, do instituto YouGov para o jornal digital The Huffington Post, revela que a metade dos americanos considera legítima a investigação sobre o conluio com o Kremlin, enquanto 28% a veem como uma jogada política como alega Trump.

Esses números são parecidos com os registrados em maio, quando demitiu o diretor-geral do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos EUA, James Comey porque este não encerrou o inquérito sob o general Flynn, como o presidente queria.

Nenhum comentário: