domingo, 15 de outubro de 2017

Tillerson: negociação com Coreia do Norte vai "até primeira bomba"

Por orientação do presidente Donald Trump, os esforços diplomáticos para neutralizar o programa nuclear da Coreia do Norte vão continuar "até cair a primeira bomba", afirmou neste domingo em entrevista à televisão americana CNN, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson.

O secretário não deu importância a uma declaração de Trump dias atrás no Twitter aconselhando Tillerson a não perder tempo com o "pequeno fogueteiro", expressão derrogatória que usa para falar do ditador norte-coreano, Kim Jong Un.

Tillerson insistiu em que "o presidente deixou claro que é preciso continuar meus esforços diplomáticos". Ele estava na China, onde anunciou ter estabelecido canais de comunicação com o regime stalinista de Pionguiangue e foi desautorizado por Trump. Mesmo assim, ele acredita que "a China não está confusa com a posição dos EUA".

A ditadura comunista da Coreia do Norte fez seis testes nucleares e, só neste ano, 16 testes de mísseis. Nos dois últimos disparou mísseis que sobrevoaram o Japão.

Nenhum comentário: