quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Talebã matam 43 soldados em ataque a base militar no Afeganistão

Em ataque na madrugada de hoje com carros-bomba, a milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) destruiu uma pequena base do Exército do Afeganistão no distrito de Maywand, na província de Kandahar, matando 43 soldados, dois dias depois de ataques contra postos policiais que deixaram 40 mortos em Ghazni e Paktia.

A Milícia dos Talebã mostra força no momento em que um reforço de 3 mil soldados dos Estados Unidos começa a ser enviado ao Afeganistão. O quartel de Maywand foi arrasado com uma nova tática: jogar veículos capturados das forças de segurança carregados de explosivos.

"O quartel foi totalmente destruído", admitiu o general Dawlat Waziri, porta-voz do Exército afegão. "Quando o combate começou, eles detonaram um carro-bomba perto da base, então o combate continuou por um tempo e eles detonaram outro carro-bomba. Também tinham Humvees carregados de explosivos."

Eram 2h30 quando a ação começou. A primeira explosão provocou um incêndio. "A explosão foi tão forte que quebrou nossas portas e janelas. Pensamos que fosse um terremoto ou um bombardeio aéreo", contou o comerciante Abdul Rahim Maiwandwal, que vive a poucos quilômetros de distância.

"Depois da explosão, ouvimos tiros e então mais explosões", acrescentou. "Quando saí para trabalhar de manhã, vi a base totalmente destruída e queimada." Dos 60 soldados, 43 morreram, nove saíram feridos e seis estão desaparecidos. Só dois ficaram ilesos.

Tanto na terça-feira quanto hoje, os talebãs usaram Humvees, os superjipes militares dos EUA, capturados do Exército do Afeganistão. Os jihadistas sempre se camuflaram como membros das forças de segurança, quando não se infiltraram no Exército e na polícia. O uso de veículos militares facilita o acesso aos alvos.

O subchefe da polícia da província de Kunduz, Safar Mohamed, estima que a milícia extremista capturou cerca de 20 Humvees e 60 a 70 picapes Ranger só em Kunduz. Na província de Helmande, onde os talebã são bastante ativos, uns 100 veículos foram capturados das forças de segurança afegãs. Na ação de hoje, levaram mais sete veículos.

Nenhum comentário: