domingo, 15 de outubro de 2017

Jovem conservador da Áustria será o líder mais jovem da Europa

Depois de um presidente da França com 39 anos, a Áustria elegeu hoje um chanceler (primeiro-ministro) de apenas 31 anos, o líder mais jovem da Europa. Ministro do Exterior, Sebastian Kurz lidera o Partido Popular Austríaco (ÖVP), conservador e democrata-cristão, que obteve 31,5% dos votos, bem acima dos 24% de 2013, de acordo com as projeções da televisão austríaca.

O Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema direita, que passou de 20,5% para 26% dos votos, veio logo atrás do Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ), que subiu de 26,8% para 26,9%, ficando praticamente estável.

A ultradireita liderava as pesquisas até a ascensão de Kurz à liderança conservadora, em maio de 2017. A Áustria foi um dos países europeus mais afetados pela onda de refugiados das guerras no Oriente Médio. Em 2015, proporcionalmente à população, recebeu mais refugiados do que a Alemanha.

Assim, a imigração foi o tema dominante da campanha, como tinha sido na eleição presidencial do ano passado, quando o candidato independente Alexander Van der Bellen derrotou o ultradireitista Norbert Hofer no segundo turno, realizado duas vezes por ordem da Justiça

Hoje cerca de 6,4 milhões de austríacos foram às urnas eleger os 183 deputados do Conselho Nacional, a câmara baixa do parlamento do país. O dilema do jovem chanceler será com quem formar o governo, com a extrema direita ou com a social-democracia. Sua afinidade ideológica maior é com a ultradireita. Sob o impacto da crise dos refugiados, a Áustria virou à direita.

Nenhum comentário: