quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ditadura de Assad usou armas químicas 27 vezes na guerra civil síria

As forças leias à ditadura de Bachar Assad usaram armas químicas mais de 27 vezes na guerra civil iniciada em 2011, inclusive no ataque a Khan Cheikhun em abril passado, quando mais de 80 civis morreram, o que provocou um bombardeio retaliatório dos Estados Unidos, concluiu uma investigação das Nações Unidas divulgada ontem.

"As forças governamentais mantém o padrão de usar armas químicas contra civis em áreas dominadas por rebeldes. No caso recente mais grave, a Força Aérea da Síria usou gás sarin em Khan Sheikhun, na província de Idlibe, matando dezenas de pessoas, na maioria mulheres e crianças", declarou o relatório, denunciando o fato como crime de guerra.

Ao todo, a ONU registrou 33 ataques com armas químicas, sendo 27 cometidos pelo regime sírio e sete entre 1º de março e 7 de julho de 2017. Em seis casos, os responsáveis não foram identificados.

 O pior caso foi um ataque em Guta, na periferia de Damasco em 21 de agosto de 2013, quando pelo menos 1.421 foram mortas. Na época, o presidente Barack Obama não cumpriu a ameaça de bombardear o regime. Neste ano, o governo Donald Trump atacou a base militar de onde teriam partido os aviões responsáveis pelo ataque.

A ditadura de Assad nega ter usado armas químicas. Em Khan Cheikhun, alegou ter atingido um depósito de armas químicas dos rebeldes.

Nenhum comentário: