domingo, 20 de agosto de 2017

EUA e Coreia do Sul iniciam manobras militares conjuntas

Depois de uma semana de relativa calma, os Estados Unidos e a Coreia do Sul começam hoje seus exercícios militares conjuntos realizados anualmente no verão no Hemisfério Norte, vistos pela Coreia do Norte como treinamento para uma invasão. O regime comunista norte-coreano costuma reagir com testes de mísseis.

Como o presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong Un têm trocado ameaças de guerra nuclear, estas manobras acontecem no clima de maior tensão na Península Coreana em décadas.

A tensão entre os EUA e a Coreia do Norte atingiram um pico depois da notícia de que a ditadura stalinista de Pionguiangue desenvolveu a capacidade de miniaturizar uma bomba atômico para torná-la do tamanho necessário para sua instalação na cabeça de um míssil.

Trump reagiu ameaçando com "fogo e fúria, e francamente um poder nunca visto". No dia seguinte, dobrou a aposta, declarando que as armas dos EUA estão carregadas e engatilhadas para responder a qualquer provocação norte-coreana.

Kim ordenou então a preparação de um ataque de mísseis contra a ilha de Guam, no Oceano Pacífico, onde os EUA mantêm uma base aérea e uma base naval, ameaçando cercá-la com um círculo de fogo. Depois, adiou o plano, capaz de deflagrar uma guerra potencialmente devastadora na Península Coreana, com estimativa de mais de um milhão de mortos.

Agora, durante 10 dias, 17,5 mil soldados americanos vão realizar treinamento ao lado de militares da Coreia do Sul, da Austrália, do Canadá, da Colômbia, da Dinamarca, da Holanda, da Nova Zelândia e do Reino Unido.

Apesar da tensão, o comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, general Joseph Dunford, aconselhou a não adiar as manobras: "Enquanto a ameaça da Coreia do Norte existir, precisamos manter um alto nível de prontidão para responder àquela ameaça."

Em 2015, a Coreia do Norte e a do Sul trocaram tiros durante as manobras militares conjuntas. No ano passado, o regime norte-coreano fez seu quinto teste nuclear dias depois do fim das manobras. Em março, durante a Operação Filhote de Água, a Coreia do Norte testou quatro mísseis balísticos.

Nenhum comentário: