quarta-feira, 12 de julho de 2017

Deputado faz primeiro pedido de impeachment de Trump

O deputado federal Brad Sherman, eleito na Califórnia pelo Partido Democrata, entrou hoje formalmente com um pedido de impeachment do presidente Donald Trump por obstrução de justiça ao tentar bloquear a investigação do FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial americana de 2016.

Pela Constituição dos EUA, a abertura de um processo de impeachment exige a aprovação da maioria absoluta da Câmara dos Representantes, onde o Partido Republicano tem uma maioria de 46 cadeiras. A condenação, no Senado, exige dois terços dos votos.

"Penso que é total e completamente ridículo", reagiu a porta-voz adjunta da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders. "É um jogo político dos piores."

Sherman cita a demissão do diretor-geral do FBI James Comey e as pressões que Comey disse ter sofrido para encerrar o inquérito e eximir de culpa o ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn como provas da tentativa de Trump de atrapalhar as investigações.

A líder da minoria democrata na Câmara, deputada Nancy Pelosi, pede há muito a formação de uma comissão independente para investigar as relações da candidatura Trump com o Kremlin. Mas a maioria da oposição considera prematuro um pedido de impeachment neste momento.

Se o Partido Republicano acabar com o programa de saúde do governo Barack Obama para garantir cobertura a todos os americanos, os democratas terão grande chance de reconquistar a maioria na Câmara nas eleições de 2018.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o vice presidente Pence possuir boas relações com o congresso e o partido republicano; é claro que os republicanos vão estilingar Trump sem hesitações.

Nelson Franco Jobim disse...

Pence encarna muito mais os ideais e o programa do Partido Republicano.