quarta-feira, 21 de junho de 2017

Sultão da Arábia Saudita nomeia filho como sucessor

O rei da Arábia Saudita, Salman ben Abdul Aziz al Saud, mudou a linha sucessória, promovendo seu filho Mohamed ben Salman, de 31 anos, de segundo para primeiro príncipe herdeiro. Até hoje, todos os sultões sauditas foram filhos do fundador do país, Abdul Aziz al Saud. O rei Salman vira a linha sucessória para sua descendência.

Até agora, o primeiro na linha de sucessão ao trono era Mohamed ben Nayef, ministro do Interior, responsável pelo combate ao terrorismo. A grande questão é se o resto da família real vai aceitar a manobra do sultão.

O príncipe Mohamed ben Salman é ministro da Defesa e presidente o conselho econômico encarregado de modernizar a economia do país. Para promover o desenvolvimento e reduzir a dependência do petróleo, propôs uma série de reformas liberalizantes que incluem a venda de 5% da companhia estatal de petróleo.

Até o pai ascender ao trono, em janeiro de 2015, o jovem príncipe era praticamente desconhecido do público saudita Seu desafio será modernizar o regime e reduzir a dependência do petróleo sem minar todo o sistema político, se não houver uma revolta dos príncipes caroneados na manobra do rei.

Para o jornal liberal israelense Haaretz, é uma boa notícia para os Estados Unidos e Israel na medida em que fortalece o setor reformista, preocupado em modernizar a economia saudita.

Nenhum comentário: