sexta-feira, 2 de junho de 2017

Relatório oficial de emprego decepciona nos EUA

O ritmo de contratações diminuiu em maio de 2017 nos Estados Unidos, com saldo de 138 mil vagas, mas o número de pessoas procurando trabalho diminuiu, revelou hoje o relatório oficial de emprego do Departamento do Trabalho. A taxa de desemprego caiu para 4,3%. É a menor em 16 anos.

Em média, os economistas ouvidos pelo jornal The Wall Street Journal esperavam 184 mil novas vagas de emprego. "Como a abertura de empregos está perto do recorde, o relatório sugere que as empresas estão encontrando dificuldade para preencher estas vagas num mercado cada vez mais apertado", comentou a economista Beth Ann Bovino, da empresa S&P Global Ratings.

A escassez de mão de obra pressiona os salários para cima. Nos últimos 12 meses, os salários subiram em média 2,5% para US$ 26,22 (R$ 85) por hora.

A participação da população em idade de trabalho no mercado de trabalho caiu de 62,9% em abril para 62,7% em maio. Isso explica a queda na taxa de desemprego, medida em outra pesquisa.

Neste ano, em média, foram abertas 162 mil vagas de emprego por mês a mais do que foram fechadas, em contraste com 187 mil por mês em 2016.

O índice de emprego amplo, incluindo desempregados e empregados em meio turno em busca de trabalho por tempo integral, caiu de 8,6% para 8,4% em maio.

Nenhum comentário: