segunda-feira, 5 de junho de 2017

Londres identifica dois terroristas, um era notório extremista muçulmano

A polícia do Reino Unido, a Scotland Yard, divulgou hoje as identidades e as fotos de dois dos três terroristas que atacaram na Ponte de Londres e no Mercado de Borough no sábado à noite, matando sete pessoas e ferindo outras 48, 21 em estado grave. 

Khuram Shazad Butt, de 27 anos, britânico nascido no Paquistão, era conhecido dos serviços secretos. Há dois anos, foi filmado rezando diante de uma bandeira negra no Regent's Park, em Londres.

O segundo terrorista identificado, Rachid Redouane, de 30 anos, declarava origem líbia e marroquina. Não estava nas listas de suspeitos. Butt estava. No filme, um documentário exibido no Canal 4 da televisão britânica, estava em companhia de líderes do movimento salafista jihadista Al-Mujahiron (Os Imigrantes), um dos mais extremistas do Reino Unido.

"Apelo a quem tiver informações sobre esses homens, seus movimentos nos dias e horas antes do ataque e os lugares que frequentavam" a entrar em contato com a polícia, pediu o chefe de Política Nacional Antiterrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley.

Os três estavam numa caminhonete jogada contra pedestres na Torre de Londres às 22h08 de sábado (18h08 em Brasília). Em seguida, eles desceram do veículo e atacaram a faca pessoas na área do Mercado de Borough, nas proximidades.

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou ontem a autoria do atentado. A polícia britânica tenta descobrir se há uma ligação operacional dos terroristas com o grupo ou se foi apenas uma jogada oportunista do Estado Islâmico para fazer propaganda.

Nenhum comentário: