quarta-feira, 3 de maio de 2017

Fed mantém taxas de juros e vê desaceleração como temporária

No fim de uma reunião de dois dias, o Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do Banco Central dos Estados Unidos, decidiu hoje manter inalterada a taxa básica de juros numa faixa de 0,75% a 1% ao ano e considerou a desaceleração da economia no primeiro trimestre como "provavelmente transitória".

Em comunicado, o Fed indicou que planeja aumentar gradualmente os juros ao longo do ano. O crescimento caiu para apenas 0,7% ao ano no primeiro trimestre de 2017. Foi o menor desde o início de 2014, suscitando dúvidas sobre o futuro da política monetária.

O mercado financeiro espera pelo menos mais duas altas de juros até o fim do ano, como indicou o Fed ao promover a última elevação, em março. É hora de normalizar a política monetária.

Esta reunião aconteceu num momento de retração das bolsas de valores depois de euforia causada pela inesperada vitória do magnata imobiliário Donald Trump na eleição presidencial americana, em novembro.

Diante das promessas de cortes de impostos e desregulamentação, o Fed ponderou a necessidade de aumentar os juros para combater a inflação de Trump. Mas o índice de crescimento de preços caiu em março para 1,8% ao ano e o núcleo da inflação, excluídos os preços mais voláteis de energia e alimentos, para 1,6% ao ano.

Com o índice de desemprego em 4,5%, praticamente em pleno emprego, tende a aumentar a pressão sobre os salários e a inflação. Hoje a empresa de consultoria e recursos humanos ADP, maior processadora de folhas de pagamento dos EUA, estimou em 177 mil o saldo de empregos do setor privado em abril.


Nenhum comentário: