segunda-feira, 3 de abril de 2017

Trump está pronto para ação unilateral contra a Coreia do Norte

Se a China não pressionar a ditadura comunista de Pionguiangue a parar com sua chantagem atômica, os Estados Unidos estão prontos para agir unilateralmente e neutralizar a ameaça nuclear da Coreia do Norte, advertiu o presidente Donald Trump.

Em entrevista ao jornal inglês Financial Times, Trump declarou que este será um tema central de seu primeiro encontro de cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping, nos dias 5 e 6 de abril de 2017.

"A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte. Vai ter de decidir se vai nos ajudar com a Coreia do Norte ou não", afirmou o presidente americano no Salão Oval da Casa Branca. "Se ajudarem, será muito bom a para a China. Se não ajudarem, não será bom para ninguém."

Mais adiante, reforçou a ameaça: "Bem... se a China não resolver o problema da Coreia do Norte, nós o faremos."

Depois de cinco testes nucleares e de vários testes de mísseis, os EUA consideram hoje a Coreia do Norte a maior ameaça de um ataque direto ao território americano, conforme o ex-presidente Barack Obama alertou Trump durante a transição.

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA teme que até o fim do governo Trump o regime stalinista de Pionguiangue tenha capacidade de atacar o país com um míssil nuclear.

Desde a posse, o atual presidente pediu uma revisão da opções para lidar com a chantagem atômica norte-coreana. O estudo será examinado por Trump antes do encontro com Xi. A "paciência estratégica" dos EUA acabou, avisou recentemente o secretário de Estado, Rex Tillerson.

No mês passado, o ministro do Exterior chinês, Wang Yi, avaliou que os EUA e a Coreia do Norte são "trens acelerando em rota de colisão frontal sem ninguém disposto a ceder." Para evitar uma guerra na Península Coreana, ele pediu o fim do programa nuclear norte-coreano e das manobras militares conjuntas dos EUA com a Coreia do Sul.

Em relação à Europa, o presidente americano acredita que a saída britânica da União Europeia fará bem ao Reino Unido e ao bloco.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como os EUA podem exigir que a Coreia do Norte pare de se armar se ele próprio fortalece o armamento da Coreia do Sul ??? Que moral ele tem ?

Anônimo disse...


será que é coincidência, a Koreia do Norte fazer preparativos para mais um teste nuclear, justo quando Trump e Jiping pretendem se reunir?

Nelson Franco Jobim disse...

Dentro da estratégia de confrontação da Coreia do Norte, parece que sim.

Nelson Franco Jobim disse...

Como país soberano, a Coreia do Sul pode se aliar aos EUA para garantir sua segurança. A Coreia do Norte está proibida pelo Conselho de Segurança da ONU de fazer testes nucleares e desenvolver mísseis de longo alcance. É uma ameaça, especialmente à Coreia do Sul, que seria alvo direto de uma retaliação. Não há solução aceitável a vista para o problema norte-coreano. A diplomacia ainda é a melhor saída.