quinta-feira, 6 de abril de 2017

Estado Islâmico derruba helicóptero do Iraque na Batalha de Mossul

A milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante abateu hoje um helicóptero do Exército do Iraque na Batalha de Mossul, a segunda maior cidade do país, tomada em 10 de junho de 2014 pela organização terrorista. Os dois tripulantes morreram, declarou o Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).

A Força Aérea e helicópteros do Exército do Iraque têm uma atuação importante na batalha iniciada em outubro de 2016 para retomar a principal base do Estado Islâmico no país.

Se perder Mossul e Rakka, na Síria, a capital do califado autoproclamado pelo líder do grupo, Abu Baker al-Baghdadi, seu protoestado desaparece na prática. O Estado Islâmico volta a ser apenas uma organização terrorista. Isso não o torna menos perigoso.

Talvez o terrorismo jihadista se torne mais difuso, com a dispersão dos milhares de voluntários dos quatro cantos do mundo seduzidos pelo sonho do califado. Mesmo sem território, a guerra ideológica via Internet e o terrorismo continuarão, sem força suficiente para tomar o poder, mas com capacidade para realizar massacres e causar grandes danos.

Nenhum comentário: