terça-feira, 4 de abril de 2017

Coreia do Norte testa míssil de médio alcance

A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico de médio alcance KN-15, também conhecido como Pukguksong-2, de uma base terrestre perto da cidade de Sinpo, declarou o Comando do Pacífico das Forças Armadas dos Estados Unidos.

O Pukguksong-2 é um míssil de combustível sólido testado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2017. Hoje, caiu no Mar do Japão, em mais um desafio à sociedade internacional e aos presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que se encontram na quinta-feira na residência de verão de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida.

Apesar da grande diferença de poder entre os EUA e a Coreia do Norte, Washington é impotente para controlar o programa nuclear e o regime comunista de Pionguiangue. Desde o fim da União Soviética e do comunismo, em 1991, a Coreia do Norte perdeu sua patrocinadora e faz uma chantagem nuclear barganhando ajuda em energia e alimentos.

Para a ditadura stalinista norte-coreana, a bomba atômica é uma garantia de sobrevivência. Trump manifestou a intenção de pressionar a China no encontro de cúpula de 6 e 7 de abril com Xi Jinping.

Se a China não enquadrar a Coreia do Norte, Trump promete fazê-lo. Não há uma opção ótima, mas a melhor solução é diplomática. Os EUA podem destruir o aparato nuclear norte-coreano, mas o alvo de um contra-ataque imediato seria a Coreia do Sul.

Seul seria arrasada, com risco para dezenas de milhões de pessoas. Seria uma guerra num país vizinho da China, podendo gerar uma onda de refugiados em busca de proteção desestabilizando toda a região.

Nenhum comentário: