sexta-feira, 17 de março de 2017

Síria e Israel vivem pior tensão em seis anos

No mais sério incidente entre os dois países desde o início da guerra civil na Síria, em 15 de março de 2011, a Força Aérea de Israel atacou ontem vários alvos no território do país vizinho. A ditadura de Bachar Assad reagiu com sistemas avançados de defesa antiaérea importados da Rússia e disparou vários mísseis contra os bombardeiros israelenses.

A Síria anunciou hoje oficialmente ter abatido um avião israelense e avariado outro. Israel negou e declarou que um dos mísseis antiaéreos sírios foi derrubado por sistema de defesa israelense antimísseis conhecido como Flecha. O Exército da Jordânia revelou que destroços do míssil abatido caíram em território jordaniano.

Em várias ocasiões anteriores desde 2011, Israel bombardeou território sírio a pretexto de destruir carregamentos de armas para a milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), apoiada pelo Irã. Pela primeira vez, admite oficialmente. O Hesbolá desmentiu que um de seus comandantes tenha sido morto no bombardeio israelense.

O regime sírio acusou Israel de atacar perto da cidade de Palmira, no Centro do país, para apoiar a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Não faz sentido. Israel não apoia movimentos extremistas muçulmanos.

Nenhum comentário: