quinta-feira, 30 de março de 2017

Exército da Nigéria ataca reduto do Boko Haram no estado de Borno

O Batalhão da Força-Tarefa da 22ª Brigada do Exército da Nigéria realizou ontem uma operação contra uma célula da milícia extremista muçulmana Boko Haram em Boskoro, na região de Dikwa, no estado de Borno, no Nordeste do país, noticiou o jornal nigeriano The Daily Post.

"Quando avançavam, as tropas entraram em contato com elementos suspeitos de terrorismo que preparavam uma emboscada para os soldados na estrada Ajiri-Dikwa", declarou o diretor de relações públicas do Exército, general Sani Kukasheka Usman.

"A patrulha enfrentou os terroristas e neutralizou um deles recuperando um fuzil de assalto AK-47, um cartucho e 47 balas de 7,62 milímetros. Infelizmente, um soldados saiu ferido, foi levado a um hospital militar e está respondendo ao tratamento", acrescentou o porta-voz.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à Africa Ocidental, o Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental, provocou uma guerra civil com mais de 15 mil mortes.

Em 2015, seu líder, Abubakar Shekau, declarou lealdade à organização terrorismo Estado Islâmico do Iraque e do Levante e passou a apresentar o Boko Haram como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental, mas não há evidências de cooperação financeira e operacional entre os dois grupos.

Nenhum comentário: