terça-feira, 7 de março de 2017

Correa muda comandante do Exército do Equador

A menos de um mês do segundo turno da eleição presidencial, o presidente Rafael Correa, trocou o comandante do Exército do Equador, substituindo o general Luis Castro pelo general Edison Narvaez 11 meses antes do prazo previsto, informou o jornal El Comercio. Em protesto, outros três generais se demitiram.

A tensão entre o presidente esquerdista e as Forças Armadas aumentou depois do primeiro turno da eleição presidencial, a primeira em dez anos em que Correa não participa. Seu candidato, Lenin Moreno, ficou um pouco abaixo dos 40% exigidos pela Constituição do Equador para vencer no primeiro turno.

O segundo turno será disputado em 2 de abril por Moreno e o milionário Guillermo Lasso. As Forças Armadas equatorianas desempenham um papel importante nas eleições. Os militares transportam e protejam as urnas.

Quem quer que seja o vencedor terá dificuldade para reativar a economia do país. A queda nos preços do petróleo é a principal causa da atual crise e a dolarização reduz a margem de manobra do governo.

Nenhum comentário: