quarta-feira, 15 de março de 2017

Banco central dos EUA aumenta taxa básica de juros

Diante do fortalecimento do mercado de trabalho e do risco de volta da inflação, o Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, aumentou hoje a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para uma faixa de 0,75% a 1% ao ano.

Foi o terceiro aumento em dez anos e o terceiro desde a Grande Recessão (2008-9). Em dezembro de 2008, o Fed praticamente zerou sua taxa básica, baixando-a para uma faixa de 0-0,25% para enfrentar a pior crise econômica desde a Grande Depressão (1929-39).

Sem condições de baixar ainda mais os juros, o Fed passou a comprar títulos públicos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação. Depois de anos de recuperação, o índice de desemprego caiu de 10% para 4,7% e uma alta anual de 2,8% nos salários aponta para o risco de inflação.

A alta de hoje era esperada pelo mercado financeiro. É mais um passo rumo à normalização da política monetária dos EUA. A expectativa é de mais duas altas de juros em 2017. No início do ano passado, eram esperadas quatro; houve apenas uma.

Para o Brasil e as demais economias emergentes, é um sinal de que a era de juros perto de zero nos países ricos está chegando ao fim. A tendência é de alta do dólar e aumento o fluxo de investimentos nos EUA.

Nenhum comentário: