terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Assessor de Segurança Nacional de Trump pede demissão

Na primeira grande baixa do caótico governo Donald Trump, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, general Michael Flynn, caiu na madrugada de hoje, depois da confirmação de que ele acenou com a suspensão das sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia por causa da intervenção militar na Ucrânia.

O Departamento de Estado advertiu a Casa Branca de que Flynn se tornou vulnerável a chantagem da Rússia. Em telefonema de fim de ano ao embaixador russo em Washington, antes da posse de Trump, o general admitiu que o novo governo poderia acabar com as sanções e mentiu a respeito ao relatar a conversa ao vice-presidente Mike Pence.

Flynn é um extremista que considera o islamismo uma ideologia assassina e não uma religião. Foi um dos principais defensores do decreto proibindo temporariamente a imigração para os EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Nesta terça-feira, Trump recebe o general David Petraeus, responsável pelo reforço das operações militares dos EUA no Iraque em 2007 e 2008. Ele conseguiu derrotar a rede terrorista Al Caeda no Iraque com o apoio de milícias tribais sunitas. Mas caiu da direção-geral da CIA (Agência Central de Inteligência) por revelar segredos de Estado a uma amante.

Durante a campanha, Trump acusou a candidata democrata, Hillary Clinton, de crime por usar um endereço de correio eletrônico privado, colocando em risco a segurança nacional dos EUA. É o mesmo delito que derrubou Petraeus.

Trump havia demitido a ministra da Justiça e procuradora-geral interina, Sally Yates, que se negou a cumprir o decreto contra imigrantes muçulmanos. Mas ela era uma funcionária do governo Barack Obama. Estava no cargo enquanto o Senado aprovava a indicação do novo presidente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se existe alguem feliz neste momento, é Trump. ele aparece em todos tipo de noticiário, como se fosse um showbizzz. preocupa-me, se ele (trump) acreditar que explosões nucleares são show de fogos de artifícios em escala mundial.!