quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Trump é maior perdedor no voto popular a chegar à Casa Branca

O magnata imobiliário Donald Trump perdeu a eleição presidencial de 8 de novembro de 2016 no voto popular por uma diferença de 2,8 milhões. É o maior perdedor no voto popular a chegar à Presidência dos Estados Unidos graças ao arcaico Colégio Eleitoral.

A vantagem da ex-secretária de Estado Hillary Clinton supera em muito os 554 mil votos a mais do vice-presidente Al Gore contra o republicano George W. Bush no ano 2000. Bush acabou vencendo por cerca de 500 votos na recontagem da Flórida.

Com os 25 votos eleitorais do estado onde seu irmão Jeb Bush era governador e organizador da eleição, George W. foi eleito presidente. Foi a única vez no século 20 em que o presidente eleito não venceu no voto popular. Os outros casos aconteceram no século 19.

O presidente dos EUA é eleito por um Colégio Eleitoral formado por 538 delegados representantes dos estados, equivalente ao número de deputados e senadores de cada estado. Mas a divisão não é proporcional. Por mais apertada que seja a disputa, o vencedor leva todos os votos eleitorais de cada estado, o que pode gerar esta contradição entre o voto popular e o Colégio Eleitoral.

Nenhum comentário: