quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

População dos EUA tem menor crescimento desde Grande Depressão

A população dos Estados Unidos cresceu 0,7% em 2016, o ritmo mais fraco desde 1937, quando houve um segundo pico da Grande Depressão (1929-39), revelou ontem o Birô do Censo. O número total de habitantes do país chegou a 323,1 milhões.

É o terceiro país mais populoso do mundo, atrás da China (1,38 bilhão) e da Índia (1,31 bilhão). O Brasil é o quinto com quase 207 milhões. Pela estimativa das Nações Unidas, a população total da Terra chegou a 7,5 bilhões.

Os dados mostram que os americanos estão deixando estados do Norte e indo para o Oeste. Utah, Nevada e Idaho lideram o crescimento populacional. Illinois, Nova York e a Pensilvânia estão entre os estados que mais perderam habitantes, com Illinois em primeiro lugar.

Neste ano, cerca de 593 mil pessoas deixaram o Noroeste e o Meio-Oeste para se mudar para o Sul e para o Oeste. Com o fim da crise de 2008, o aumento da oferta de empregos e a recuperação dos preços dos imóveis, a mobilidade dos americanos está de volta.

Desde o ano passado, o Censo identifica uma migração interna rumo a estados mais ensolarados, como a Flórida ou o Arizona, que recebem grande quantidade de idosos. Utah ganhou 61 mil habitantes, cerca de 2% do total, de 3,1 milhões, por causa de aumento da oferta de empregos no setor de alta tecnologia, com impacto sobre a procura de casas e vagas em escolas.

"Há uma nova economia sendo criada depois da carnificina da Grande Recessão e em váras áreas deste novo crescimento Utan parece estar na frente", comendou a professora Pamela Perlich, diretora de pesquisas demográficas do Instituto de Política Kem Gardner da Universidade de Utah. "Há 40 anos, éramos muito isolados e muito mais paroquiais aqui."

No Texas, de 27,9 milhões de habitantes, responsável por 19% do crescimento populacional dos EUA, pesaram a entrada de imigrantes e também a migração interna.

Ao todo, oito estados perderam população. Além de Nova York, Illinois e Pensilvânia, Connecticut, Mississípi, Vermont, Virgínia Ocidental e Wyoming.

O Censo revisou para baixo em cerca de 10% suas estimativas sobre o número de imigrantes desde 2010. Neste ano, o total deve ser de 999 mil, 4% a menos do que no ano passado.

Nenhum comentário: