segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Caminhão invade feira de Natal e mata 12 pessoas em Berlim

Um caminhão invadiu hoje uma feirinha de Natal numa praça do centro comercial da capital da Alemanha no início da noite. Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 48 saíram feridas. Há fortes suspeitas de terrorismo. O motorista foi preso, é um refugiado paquistanês que entrou no país no ano passado.

A polícia alemã suspeita de um atentado terrorista como o que matou 86 pessoas em Nice, na Franca, em 14 de julho, durante as comemorações do aniversário do começo da Revolução Francesa de 1789.

O caminhão era de uma empresa polonesa, mas não manteve contato com a firma desde a tarde. O ministro do Exterior alemão não descarta a possibilidade de acidente, mas a hipótese de atentado é mais provável.

Há rumores de que a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do ataque.

A Alemanha é o país europeu que mais acolheu refugiados da guerra civil da Síria. Só no ano passado, foram quase 1 milhão de imigrantes. Isso abalou a popularidade da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel, que resolveu honrar a tradição europeia e alemã de abrigar refugiados depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Até agora, a Alemanha não havia sido alvo de um grande atentado terrorista. O ataque abala a campanha para a reeleição de Merkel em setembro de 2017. Pela ultradireita, cresce o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que é contra o euro e oferecer asilo a refugiados.

Nenhum comentário: