domingo, 25 de dezembro de 2016

Avião militar da Rússia cai no Mar Negro com 92 pessoas a bordo

Um avião militar russo Tupolev Tu-154 desapareceu dos radares e caiu hoje no Mar Negro cerca de 20 minutos depois de decolar da cidade de Sóchi, na Rússia, com destino a Lataquia, o principal porto da Síria. O Kremlin descartou a possibilidade de terrorismo.

Vários corpos e restos do avião foram encontrados. Não há sinais de sobreviventes. O voo levava soldados, repórteres, oito tripulantes e 64 músicos da banda militar Alexandrov, mais conhecida como o Coral do Exército Vermelho. O grupo iria se apresentar para soldados russos que lutam na guerra civil da Síria ao lado da ditadura de Bachar Assad.

O presidente Vladimir Putin decretou luto nacional. O avião saíra de Moscou e fez escala em Sóchi para reabastecimento. Seus destroços foram encontrados a cerca de 1,5 quilômetros da costa a uma profundidade entre 50 e 75 metros.

Se for confirmado o acidente, será mais um sinal da decadência das Forças Armadas da Rússia numa época em que Putin usa a indústria bélica para reposicionar o país como potência mundial.

Em 12 de agosto de 2000, uma explosão a bordo afundou o submarino Kursk matando os 118 marinheiros a bordo. Em 2016, um porta-aviões russo que foi reforçar o apoio ao ditador da Síria, Bachar Assad, teve de ser rebocado no Mar Mediterrâneo.

Não admira que Putin tenha prometido, em entrevista coletiva de fim de ano, modernizar o arsenal nuclear russo. Seu suposto futuro amigo Donald Trump, presidente eleito dos EUA, reagiu imediatamente, relançando pelo menos no discurso a corrida armamentista da Guerra Fria.

A China, a verdadeira superpotência em ascensão capaz de superar os EUA economicamente em futuro próximo, com consequências em todas as áreas, propôs a abolição de todas as armas nucleares. Obama disse o mesmo anos atrás, mas ninguém acredita que isso aconteça.

Nenhum comentário: