sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Turquia ameaça Europa com onda de refugiados

Diante da suspensão das negociações de adesão à União Europeia por causa dos atropelos à democracia depois do fracassado golpe de 15 de julho na Turquia, o presidente Recep Tayyip Erdogan ameaçou hoje abrir as fronteiras do país e soltar uma nova onda de refugiados rumo à Europa.

Para conter a onda de refugiados, a UE fez um acordo com a Turquia que previa a reabertura das negociações em troca de permanência no país do Oriente Médio de 3 milhões de pessoas que fugiram da guerra civil na Síria. Ontem, o Parlamento Europeu aprovou a suspensão das negociações.

Com o bombardeio sem trégua da cidade síria de Alepo pelas forças da Rússia e da Síria, e as ofensivas contra a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante em Mossul, no Iraque, e de Rakka, na Síria, a tendência é de aumentar a onda de refugiados.

Na Europa, os analistas políticos criticam a vinculação da crise dos refugiados à reabertura das negociações de adesão da Turquia. A democracia é uma pedra fundamental do projeto de integração europeia. Os abusos cometidos desde 15 de julho desqualificam o país de Erdogan para se tornar sócio do bloco europeu.

Nenhum comentário: