domingo, 27 de novembro de 2016

Regime sírio retoma distritos-chaves de Alepo

Com o apoio de bombardeios da Rússia e da Síria, forças leais à ditadura de Bachar Assad reassumiram ontem o controle do distrito de Hanano e hoje de Jabal Badro, no Nordeste de Alepo, a maior cidade do país, informou hoje a televisão pública britânica BBC.

Pelo menos 219 civis morreram na ofensiva, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental que monitora a guerra civil. Cerca de 900 civis fugiram de Jabal Badro antes do assalto final, disseram agências de notícias russas. Estima-se que 275 mil pessoas sobrevivam no Leste de Alepo, dominado pelos rebeldes. Alvo de intensos bombardeios, a região está sem água e sem energia elétrica.

O distrito de Hanano foi o primeiro a ser tomado pelos rebeldes na cidade, considerada a capital econômica da Síria, e era o maior ainda dominado por eles. A retomada dos dois distritos vai permitir às tropas do governo dividir a cidade entre Norte e Sul, apertando o cerco sobre os rebeldes entrincheirados na Zona Leste.

A reconquista de Alepo pode ser um movimento decisivo na guerra civil síria. É a última cidade importante com uma área ainda dominada pelos rebeldes. Tanto a Rússia quanto a ditadura de Assad apostam na vitória na Batalha de Alepo como fundamental para convencer o resto do mundo de que os rebeldes não têm a menor chance de tomar o poder. Mas não significa que os rebeldes e os países que o apoiam vão desistir de derrubar o ditador sírio.

Nenhum comentário: