terça-feira, 8 de novembro de 2016

Hillary Clinton deve ser eleita hoje primeira mulher presidente dos EUA

Salvo uma grande surpresa que não pode ser descartada, a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton deve ser eleita hoje como a primeira mulher presidente dos Estados Unidos. 

Pelos cálculos do matemático Nate Silver, do sítio FiveThirtyEight, que acertou o resultado das duas eleições do presidente Barack Obama, Hillary tem 71,4% de chance de vencer o magnata imobiliário Donald Trump.

Na média das pesquisas nacionais, a vantagem de Hillary passou de 2,8 para 3,5 pontos percentuais. Esta diferença está dentro da margem de erro das pesquisas, mas a candidata do Partido Democrata também lidera na maioria dos estados decisivos em que qualquer um dos dois pode vencer.

Trump tem uma boa vantagem em Ohio, essencial para a vitória de qualquer candidato do Partido Republicano nas últimas décadas. Hillary tem uma pequena vantagem, dentro da margem de erro, na Flórida, o quarto maior estado em população, que manda 29 delegados para o Colégio Eleitoral de 538 delegados.

Nos EUA, a eleição presidencial é na prática a soma de 50 eleições estaduais. Com a exceção de dois estados que fazem uma divisão proporcional dos delegados de acordo com a votação, nos outros o vencedor leva todos os delegados.

Com a polarização do eleitorado, os democratas têm vitória certa na Califórnia, o estado mais populoso, com 55 delegados, e em Nova York, o terceiro, com 29 delegados, enquanto os republicanos costumam vencer no Texas, o segundo maior, com 38 delegados.

Assim, a Flórida é o estado mais importante em disputa. Seu eleitorado latino, dominado por exilados cubanos e seus descendentes, era tradicionalmente republicano, mas as ofensas de Trump e ameaça de deportação de imigrantes ilegais ajudaram Hillary.

Até mesmo no Texas a posição de Trump esteve ameaçada por causa do eleitorado de origem latino-americana, que é contra a proposta de construção de um muro na fronteira com o México.

Para vencer, Trump precisa da Flórida, da Ohio e de outros estados indefinidos, como Carolina do Norte, Michigan, Nevada, Novo Hampshire e Pensilvânia. Hillary está na frente nas pesquisas em todos eles, menos em Ohio.

Nenhum comentário: