quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cores, aromas e música influenciam os consumidores

Os vendedores sempre souberam que um ambiente agradável ajuda os negócios, mas não havia comprovação científica. Agora, um novo cálculo meta-analítico com dados de 66 pesquisas diferentes concluiu que a música, as cores e os aromas influenciam positivamente o comportamento dos consumidores.

Mais de 15,6 mil pessoas (61% mulheres) foram ouvidas nas pesquisas, realizadas de 1982 a 2016 e reexaminadas pelos autores do relatório publicado na revista Journal of Retailing, Holger Roschk, do Departamento de Serviços de Gerenciamento da Universidade Alpen-Adria, de Klagenfurt, Graz e Viena, na Áustria; Sandra Maria Correia Loureiro, da Unidade de Pesquisas de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal; e Jan Breitsohl, da Faculdade de Administração e Negócios da Universidade Aberystwyth, da Escócia, no Reino Unido.

"Fomos capazes de mostrar que padrões previsíveis de comportamento do consumidor se repetem com um determinado nível de estímulo por música, aroma e cor", declarou o professor Roschk. "Os resultado revelam especificamente que, por exemplo, as pessoas sentem mais prazer a demonstram mais intenções de compra em ambientes com música e aromas do que nos sem estímulos."

É um efeito subliminar. O consumidor pode não perceber, mas seu comportamento está sendo influenciado pelo ambiente.

As cores quentes, como vermelho e laranja, ativam as emoções, podendo ser usadas na decoração do espaço para novos produtos, enquanto cores frias, como azul ou violeta, seriam mais adequadas para o setor de reclamações dos consumidores.

"Dois aspectos devem ser considerados", acrescentou Roschk. "Primeiro, é vital que o estímulo seja talhado para um ambiente específico. Em segundo lugar, os gerentes de lojas e outras empresas de serviços devem levar em conta que o efeito é geralmente pequeno ou médio, de acordo com a natureza sutil da atmosfera de estímulo. O uso de aromas, cores e músicas deve ser visto como uma estratégia de longo prazo."

Um comentário:

Anônimo disse...

Kkkkk....
O relógio é o instrumento demoniaco em áreas de vendas. se estiver em um shopping, supermercados, lojas, casinos, etc..., peceberás que esse instrumento é exorcizado nesses lugares. marketing é uma disciplina que exige o conhecimento da sutileza do comportamento das pessoas.