quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Coreia do Sul revista sede da Samsung em investigação de corrupção

Em meio a um escândalo de corrupção capaz de levar ao impeachment da presidente Park Geun Hye, procuradores da Coreia do Sul revistaram hoje as sedes da empresa eletroeletrônica Samsung e do fundo de pensão estatal do país, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A suspeita é que a Presidência pressionou o fundo a apoiar um plano de fusão da companhia em 2015 em troca de favores concedidos a Choi Soon Sil, uma amiga pessoal da presidente denunciada no fim de semana passado por corrupção ao usar sua relação com Park para obter dinheiro de empresas para seus projetos.

O Ministério Público da Coreia do Sul está interrogando vários altos executivos da Samsung, inclusive o vice-presidente, Lee Jae Yong, que deve ser promovido a diretor-presidente.

Ao mesmo tempo, o governo sul-coreano aprovou uma proposta aceitando que os partidos de oposição apontem uma comissão independente para investigar o escândalo envolvendo a presidente. A oposição decidiu iniciar um processo de impeachment para afastar Park, que tem hoje apenas 5% de aprovação.

Nenhum comentário: