quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Al-Baghdadi está escondido em Mossul, diz The Independent

O líder supremo da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Baker al-Baghdadi, está escondido em Mossul quando começa uma batalha pelo controle da cidade, afirmou um alto funcionário do governo autônomo do Curdistão iraquiano, citado pelo jornal inglês The Independent.

Em matéria do laureado correspondente Patrick Cockburn, autor do livro As Origens do Estado Islâmico: o fracasso da guerra ao terror, ele cita Fuad Hussein, o ministro-chefe da Casa Civil do presidente Massoud Barzani, para afirmar, "com base em múltiplas fontes, que Baghdadi está lá e, se ele for morto, será o colapso do todo o sistema do ISIS" (sigla em inglês).

A milícia teria de escolher um novo califa em meio a uma batalha decisiva para sua presença no Iraque. Seu quartel-general na Síria, Rakka, também está sob ameaça e pode ser alvo de uma próxima ofensiva.

Nenhum outro líder teria o prestígio de Al-Baghdadi, que proclamou, em 29 de junho de 2014, depois da tomada de Mossul, um califado com jurisdição sobre o mundo inteiro.

O alto funcionário curdo assegura que Al-Baghdadi está escondido há oito ou nove meses. Sua segurança depende dos comandantes do Estado Islâmico em Mossul e Tal Afar, diretamente envolvidos na Batalha de Mossul.

A presença do líder supremo complica ainda mais a batalha pela segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo Estado Islâmico em 10 de junho de 2014 com relativa facilidade, diante de um Exército iraquiano que debandou, entregando ao inimigo armas de fabricação americana de última geração.

Sua vida vale muito, o que pressupõe uma resistência obstinada. As forças especiais do Exército do Iraque entraram ontem em Mossul e tomaram a emissora de televisão da cidade, situada na margem oriental do Rio Tigre.

Há cinco pontes sobre o Rio Tigre, que com o Eufrates forma a Mesopotâmia, um dos berços da civilização. Em sua estratégia de defesa, o Estado Islâmico pode ter minado as pontes para tentar conter o avanço do inimigo.

Nenhum comentário: