segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Valônia bloqueia acordo comercial UE-Canadá

A Bélgica não pode assinar um acordo de liberalização comercial da União Europeia com o Canadá por causa das objeções de sua metade sul francófona, a Valônia, uma das regiões mais pobres da Europa Ocidental, declarou hoje o primeiro-ministro belga, Charles Michel, citado pela televisão pública britânica BBC.

Com o rompimento das negociações sob a alegação de prejuízos à agricultura local, Michel avisou hoje o presidente do Conselho Europeu, o ex-primeiro-ministro polonês Donald Tusk, de que a Bélgica rejeita o acordo que seria assinado em 27 de outubro.

Profundamente dividida entre as regiões de Flandres e a Valônia, a Bélgica exige a aprovação dessas duas regiões para assinar o acordo. A Valônia quer proteção para os trabalhadores, o meio ambiente e os padrões de consumo.

O acordo entre a UE e o Canadá, negociado desde 2009, iria eliminar 98% dos impostos de importação. Há protestos em vários países da Europa contra este acordo e as negociações com os Estados Unidos para criar a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimentos.

Essa situação bizarra revela mais uma vez os sérios problemas de governabilidade da UE, onde uma região ínfima tem poder de bloquear um acordo de interesse da ampla maioria do bloco comercial europeu.

Nenhum comentário: