sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Estado Islâmico contra-ataca em Kirkuk ante ofensiva contra Mossul

Diante da ofensiva do Exército do Iraque e milícias aliadas para retomar a cidade de Mossul, com o apoio de uma coalizão aérea de 65 países liderada pelos Estados Unidos, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante lançou um contra-ataque à cidade de Kirkuk, situada a 160 quilômetros de distância.

A reação é uma tentativa de dividir as forças concentradas no assalto a Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, que está em poder dos jihadistas desde 10 de junho de 2014.

Por volta da meia-noite pela hora local, os terroristas invadiram a cidade por vários flancos e explodiram três carros-bomba. Pelo menos 20 pessoas foram mortas, inclusive policiais e trabalhadores de uma central elétrica atacada, mas os extremistas não conseguiram tomar as instalações petrolíferas de Kirkuk.

O governador de província de Kirkuk, Nachmeldin Karin, impôs um toque de recolher e declarou que a situação está sob controle, mas ainda há enfrentamentos entre os jihadistas e as forças de segurança nos bairros do sul da cidade.

Nenhum comentário: