segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Consumo pessoal supera expectativa nos EUA

O consumo pessoal acima do esperado no mês de setembro, com maior venda de automóveis, e a alta na inflação aumentam a possibilidade de um aumento na taxa básica de juros dos Estados Unidos na reunião do Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) marcada para dezembro, noticiou hoje a agência Reuters.

A alta no consumo pessoal, responsável por 70% do produto interno bruto dos EUA, foi de 0,5% em setembro, depois de uma queda de 0,1% em agosto. Em 12 meses, o avanço foi de 2,1%.

No terceiro trimestre, a economia americana cresceu num ritmo de 2,9% o ano, em forte aceleração em comparação com 1,4% de abril a junho de 2016. A delegacia regional do Fed em Atlanta, na Geórgia, previu um ritmo de 2,7% ao ano para o país no último trimestre de 2016.

O núcleo da inflação, excluídos os preços mais voláteis de energia e alimentos, avançou 0,1% em setembro depois de subir 0,2% em agosto. Em 12 meses, ficou em 1,7% ao ano, abaixo da meta informalmente perseguida pelo Fed, de 2% ao ano.

O comitê se reúne nesta terça e na quarta-feira, mas é improvável que mexa nas taxas de juros uma semana antes da eleição presidencial de 8 de novembro.

Em dezembro de 2008, no auge da crise financeira internacional, o Fed baixou suas taxas de juro para praticamente zero. Em dezembro de 2015, elevou sua taxa básica de uma faixa de 0-0,25% ao ano para 0,25%-0,5%, na primeira alta desde 2006.

Agora, com taxa de desemprego abaixo de 5%, consumo pessoal e inflação em alta, a expectativa é de normalização da política monetária dos EUA.

Nenhum comentário: