quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Visita de Trump derruba ministro da Fazenda do México

Uma semana depois da desastrosa visita do candidato republicano Donald Trump ao México, caiu hoje o ministro da Fazenda, Luis Videgaray, um dos principais responsáveis pelo convite, noticiou o jornal The New York Times.

O espetáculo do magnata imobiliário posando como estadista no Palácio Nacional ao lado do presidente Enrique Peña Nieto humilhou e revoltou os mexicanos. Durante a campanha, Trump chamou os mexicanos de traficantes, contrabandistas, estupradores e assassinos, e prometeu construir um muro na fronteira entre os dois países e obrigar os mexicanos a pagar, além da renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Na noite do mesmo dia, em discurso sobre imigração em Phoenix, no Arizona, um estado fronteiriço com grande população de origem latino-americano, Trump voltou a defender a expulsão do país dos 11 milhões de imigrantes ilegais e de construir um muro na fronteira sul, mandando a conta para o México.

Em resposta, o senador esquerdista Armando Ríos Piter apresentou um projeto de lei autorizando o governo mexicano a revogar 75 tratados e acordos bilaterais, inclusive o que entregou a metade do território do México aos EUA em 1848

Depois de três anos e nove meses de governo, Peña Nieto, no poder desde dezembro de 2012, está desmoralizado pelo fracasso na guerra contra as drogas, no combate à corrupção e na tentativa de fazer reformas.

Em 26 de setembro de 2014, 43 estudantes secundaristas foram sequestrados e mortos por traficantes mancomunados com o prefeito de Iguala, no estado de Guerrero. O caso nunca foi esclarecido, num sinal de colapso da autoridade do Estado e infiltração das máfias do tráfico de drogas na máquina do Estado.

Sua mulher, a atriz, modelo e cantora Angélica Rivera, comprou em 2014 uma casa de US$ 7 milhões de uma empresa chamada Ingenieria Imobiliaria del Centro, do grupo Higa, associado a um consórcio liderado por chineses que ganhou uma concorrência de US$ 3,7 bilhões para construir uma linha para trens de alta velocidade entre a Cidade do México, capital do país, e a cidade de Querétaro.

No setor econômico, Peña Nieto conseguiu abrir a investimentos estrangeiros o setor de energia, que era monopólio estatal desde os anos 1930s, mas o crescimento geral decepcionou.

Os professores mexicanos estão em greve há meses em protesto contra reformas para introduzir critérios e avaliações de mérito no setor educacional. Pelo menos 12 professores foram mortos em choques com a polícia.

O novo ministro da Fazenda do México é José Antonio Meade, doutor em economia pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ex-ministro da Fazenda no governo Felipe Calderón (2006-12) e ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro do Desenvolvimento Social do governo Peña Nieto.

Luis Videgaray pode ser candidato a governador do estado do México pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o país ininterruptamente de 1929 a 2000 e voltou ao poder com Peña Nieto em 2012.

Nenhum comentário: