domingo, 18 de setembro de 2016

Partido de Putin vence eleições parlamentares na Rússia

O partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu as eleições legislativas deste domingo com 54,3% dos votos, indicam os resultados de 90% das urnas, garantindo a maioria absoluta e o controle do presidente sobre o Parlamento. 

A abstenção de quase 60% favoreceu o partido oficial e indica que as oposições liberais não acreditam no sistema político.

Em segundo lugar, ficou o ultranacionalista Partido Liberal-Democrática da Rússia, liderada por Vladimir Jirinovski, com 15,3%, seguido pelo Partido Comunista com 14,9%. Os partidos de oposição liberais não conseguiram superar o mínimo de 5% dos votos exigido para ter representação na Duma do Estado (Câmara).

Nas eleições anteriores, em dezembro de 2011, a Rússia Unida obteve 49%, mas o resultado foi contestado por uma onda de manifestações de protesto comparada à Primavera Árabe. Isso levou a um endurecimento do regime de Putin, com perseguição a oposicionistas, dissidentes, homossexuais, defensores dos direitos humanos e organizações não governamentais internacionais.

A vitória prepara a reeleição de Putin em 2018 para um quarto mandato. Ele é o dirigente máximo da Rússia desde 1999 e presidente desde 2000, com um intervalo de quatro anos de 2008 a 2012, quando trocou de cargo com o primeiro-ministro Dimitri Medvedev.

Essas eleições também foram um teste para ver se o Kremlin consegue realizar eleições sem contestação.

Nenhum comentário: