terça-feira, 20 de setembro de 2016

ONU suspende ajuda humanitária na Síria

As Nações Unidas suspenderam hoje a distribuição de ajuda humanitária na Síria depois que um bombardeio aérea atingiu ontem um comboio de caminhões da própria ONU e do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha dos países muçulmanos, anunciou um porta-voz da organização citado pela Agência France Presse (AFP).

Pelo menos 12 voluntários e motoristas do Crescente Vermelho foram mortos. Dos 31 caminhões, 18 foram destruídos. Os Estados Unidos responsabilizaram a Rússia pelo ataque aéreo e questionaram o compromisso de Moscou com a manutenção da frágil trégua, que as Forças Armadas da Síria deram por encerrada ontem depois que um bombardeio americano matou "por engano" cerca de 90 soldados sírios no fim de semana.

O cessar-fogo entrou em vigor em 12 de setembro. Se durasse uma semana, os EUA e a Rússia passariam a coordenar as ações de combate a grupos terroristas como a rede Al Caeda e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Outra violação do acordo foi a falta de garantias de segurança da ditadura de Bachar Assad para a distribuição de ajuda humanitária. O regime sírio quer controlar o acesso a áreas dominadas por rebeldes para usar a ajuda como arma de guerra, o que levou ao bombardeio do comboio ontem pela Rússia, que intervém há um ano no conflito sírio em apoio a Assad.

Nenhum comentário: