sábado, 3 de setembro de 2016

Marine Le Pen promete plebiscito para tirar França da UE

Se for eleita presidente da França em 2017, a líder da neofascista Frente Nacional, Marine Le Pen, vai convocar um plebiscito sobre a permanência da França na União Europeia, a exemplo do realizado no Reino Unido em 23 de junho de 2016, anunciou hoje o jornal francês The Gazette.

A primeiro turno da eleição presidencial francesa está marcado para 23 de abril. Diante da impopularidade do presidente socialista François Hollande, que tem apenas 12% de aprovação, no momento, todas as pequisas indicam que Marine chegará ao segundo em 7 de maio.

O desemprego de quase 10% e de 25% entre os jovens, o fraco crescimento econômico, com estagnação no segundo trimestre deste ano, e o terrorismo favorecem a Frente Nacional e empurram o partido de centro-direita Os Republicanos mais para a direita.

A Grã-Bretanha é uma ilha. Não fez parte do núcleo inicial fundador da Comunidade Econômica Europeia, em 1957. Só entrou em 1973, depois de dois vetos do presidente francês Charles de Gaulle. A saída da França, que forma com a Alemanha o eixo central do processo de integração europeia, seria o fim da UE.

Nenhum comentário: