sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Hillary tem ampla vantagem entre eleitores de origem latino-americana

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, tem ampla vantagem entre o eleitorado de origem latino-americana. É o segmento que mais cresce, onde o magnata imobiliário Donald Trump, candidato do Partido Republicano, sofre forte rejeição por causa de suas políticas anti-imigração.

Na pesquisa da rede de televisão NBC e do jornal The Wall Street Journal, incluindo os outros candidatos, Hillary tem 65% dos votos de latinos que pretendem votar em 8 de novembro, enquanto apenas 17% apoiam Trump - uma diferença de 48 pontos percentuais.

Em 2012, Obama venceu o ex-governador Mitt Romney por 44 pontos entre os latinos.

Entre o eleitorado negro, Trump oscila de 0 a 3% contra mais de 70% para Hillary.

Apesar dos problemas recentes, a pesquisa indica que Hillary mantém forte apoio entre segmentos importantes da coalizão democrata que elegeu Barack Obama nas duas últimas eleições, enquanto luta para conquistar os jovens seduzidos pela campanha do senador socialista Bernie Sanders nas eleições primárias.

Oito em cada dez latinos tem uma impressão negativa de Trump e 70% têm sentimentos "muito negativos". Só 15% tem uma imagem positiva do candidato republicano.

Quando lançou sua campanha, no ano passado, Trump acusou os mexicanos de serem traficantes, estupradores e assassinos. Ele prometeu deportar os imigrantes ilegais e construir um muro na fronteira e mandar a conta para o México pagar.

Nenhum comentário: