quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Exército da Nigéria confirma morte de líder do Boko Haram

As Forças Armadas da Nigéria confirmaram hoje a morte do líder da milícia extremista muçulmana Boko Haram, Abubakar Shekau. O comandante da operação, general Lucky Irabor, declarou durante revista a tropas no estado de Adamawa que Shekau e pelo menos outros dois rebeldes que se passavam pelo chefe estão mortos.

"Posso confirmar que o Shekau original foi morto, o segundo Shekau foi morto e outro homem que se apresentava como Shekau foi ferido dias atrás. Ainda temos de confirmar sua morte", afirmou o general, citado pelo jornal nigeriano Daily Post.

O verdadeiro Shekau teria morrido num bombardeio aéreo à floresta de Sambisa, no Nordeste da Nigéria, onde o Boko Haram se refugiou depois da grande ofensiva lançada pelo Exército nigeriano desde a posse do presidente Muhammadu Buhari, em 29 de maio de 2015.

Desde que o Boko Haram aderiu à luta armada para impor a lei islâmica na região, a guerra civil deflagrada pelo grupos causou mais de 21,4 mil mortes. Mais de 1 milhão fugiram de casa.

Em março de 2015, Shekau jurou lealdade ao Estado Islâmico e passou a descrever a milícia como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.

Nenhum comentário: