sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Drone dos EUA mata outro comandante do Estado Islâmico

Um ataque de aviões não tripulados dos Estados Unidos contra Rakka, a capital do califado autoproclamado pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, matou outro líder do grupo, Wael Adel Salman, mais conhecido como Abu Muhammaed Furkan, noticiou a televisão americana CNN.

Salman era uma espécie de ministro da Informação do califado e um dos poucos líderes da milícia com acesso direto ao supremo líder Abu Baker al-Baghdadi.

É o segundo alto dirigente da milícia morto recentemente na Síria. O ministro das Comunicações, porta-voz e diretor de operações internacionais do Estado Islâmico, Abu Muhammed al-Adnani, foi morto em 30 de agosto num bombardeio aéreo a Alepo. Na época, tanto os Estados Unidos quanto a Rússia reivindicaram a autoria do ataque.

Foram duros golpes contra o Estado Islâmico, que vive sob a ameaça permanente de grandes ofensivas para retomar Rakka, na Síria, e Mossul, no Iraque, as duas maiores cidades sob seu controle. Mas não diminui a ameaça de ataques terroristas.

Com o colapso do califado e a perda de sua base territorial, o Estado Islâmico regride de protoestado a grupo terrorista e tenta se infiltrar em outros países onde o estado entrou em colapso, como o Afeganistão e a Líbia, em busca de um refúgio.

Nenhum comentário: