segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Boko Haram ataca igreja e mata oito pessoas na Nigéria

Um ataque da milícia terrorista Boko Haram do lado de fora de uma igreja cristã na vila de Kwamjilari, na cidade de Chibok, no estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, deixou oito mortos na manhã de ontem, quando os fiéis saíam da missa dominical.

Os terroristas chegaram de bicicleta, contou uma testemunha do local, Luka Damina: "Alguns fiéis ficaram ao redor da igreja. Os pistoleiros abriram fogo e mataram oito."

Damina acrescentou que "eles eram desconhecidos pelos residentes e deixaram alguns camaradas ao longo da estrada para atirar em quem fugia. Muita gente ferida correu para o mato."

Para o coronel Sani Usman, porta-voz do Exército da Nigéria, "o que aconteceu é que remanescentes do Boko Haram que estavam em busca de comida mataram algumas pessoas". O governo nigeriano afirma que a milícia perdeu os territórios que ocupava e seus remanescentes estão refugiados na Floresta de Sambissa, próximo ao local do ataque.

Em março de 2015, o Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental, declarou lealdade à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante e passou a se apresentar como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica na região, em 2009, o Boko Haram deflagrou uma guerra civil em que mais de 20 mil pessoas morreram.

Nenhum comentário: