quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Rússia reivindica autoria de ataque ao subcomandante do Estado Islâmico

O Ministério da Defesa da Rússia declarou hoje ter sido responsável pelo bombardeio aéreo que matou na Síria o subcomandante da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Muhammed al-Adnani, uma espécie de ministro das Comunicações, considerado o segundo na hierarquia do grupo e um de seus principais estrategistas.

A morte de Al-Adnani foi revelada ontem pela Amaq, a agência de propaganda do Estado Islâmico. Hoje a Rússia afirmou ter sido em ataque à vila de Umm Hawch. Antes, os Estados Unidos declararam que ele foi alvejado na cidade de Al-Babe, mas o Pentágono ainda estava avaliando as consequências do bombardeio.

Foi uma enorme perda para o Estado Islâmico, cada vez mais acuado nos campos de batalha do Oriente Médio. O sírio Al-Adnani era o responsável pela estratégia de propaganda da milícia e por suas operações no exterior, inclusive de atentados terroristas como os de 13 de novembro de 2015 em Paris. São uma maneira de mostrar força para manter o recrutamento de voluntários do martírio em meio à derrota.

Há dois anos, Al-Adnani havia convocado os seguidores do Estado Islâmico no mundo inteiro para atacar alvos ocidentais e dos outros países que o combatem de todas as formas possíveis. Durante o sagrado mês do Ramadã, em junho e no início de julho, renovou o apelo a células terroristas e lobos solitários.

Nenhum comentário: