terça-feira, 9 de agosto de 2016

China constrói hangares para aviões de guerra em mar disputado

A República Popular da China está construindo hangares reforçados em três ilhas artificiais sob seu controle em áreas disputadas do Mar do Sul da China, revelaram imagens de satélites-espiões dos Estados Unidos obtidas pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede em Washington, noticiou o jornal The New York Times.

Nenhum avião de combate aparece nas imagens. O regime comunista chinês afirma que os hangares são para aviões civis. Pela análise do CSIS, a espessura das paredes, muito mais grossas do que necessário para aviões civis, indica a possibilidade de uso militar.

Os maiores hangares seriam capazes de abrigar o bombardeiro H-6, o avião de reabastecimento H-6U, o avião de transporte militar Y-8 e o avião-radar KJ200.

Com os novos radares, a China vai poder estacionar aviões permanentemente nas ilhas artificiais, construções ilegais à luz da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Até agora, a China tinha de fazer uma rotação para evitar o desgaste das aeronaves num ambiente hostil no meio do mar.

A China tem conflitos territoriais no Mar do Sul da China com Brunei, as Filipinas, a Malásia, Taiwan e o Vietnã. Em 12 de julho, o Tribunal Permanente de Arbitragem das Nações Unidas deu razão às Filipinas, rejeitando os supostos "direitos históricos" alegados pela China para reivindicar 90% do Mar do Sul da China. O regime comunista chinês ignorou a decisão.

Nenhum comentário: