sábado, 16 de julho de 2016

Turquia prende 754 militares golpistas

O governo da Turquia anunciou há pouco a prisão de 754 militares suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan e o governo do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), islamista moderado. 

Pelo menos 60 pessoas morreram e 150 saíram feridas dos combates entre os militares golpistas e as forças legalistas, a maioria na capital, Ancara.

Cerca de 50 soldados que haviam tomado a Ponte do Bósforo se renderam depois de matar três civis e disparar jatos d'água contra a polícia.

Depois de ficar horas desaparecido, o presidente Erdogan reapareceu no aeroporto de Istambul, que chegou a ser tomado pelos golpistas, e prometeu processar e punir os responsáveis.

Os tanques rebeldes chegaram a bombardear a Assembleia Nacional e a cercar o palácio presidencial, em Ancara, mas foram atacados por caças-bombardeiros da Força Aérea leais ao governo.

A Força Aérea também derrubou um helicóptero usado por golpistas. Pelo menos 17 policiais de forças especiais foram mortos pelos militares rebeldes, assim como três civis que desafiaram o bloqueio de uma das pontes que ligam a Europa à Ásia.

Nenhum comentário: